Stephen Percy “Steve” Harris (Londres, 12 de março de 1956), Ă© um mĂşsico e compositor inglĂŞs, conhecido por ser o baixista, backing vocals, eventualmente tecladista, vocalista, principal compositor e fundador da banda britânica de heavy metal Iron Maiden.1 Ele Ă© o Ăşnico integrante a permanecer na banda desde sua criação e, ao lado do guitarrista Dave Murray, a tocar em todos os álbuns.
Embora ele já tenha desejado se tornar um jogador de futebol, ele se interessou pelo rock em sua juventude, participando de duas bandas de bar, Gypsy’s Kiss e Smiler, antes de criar Iron Maiden no natal de 1975. Antes do Iron Maiden assinar o contrato com a EMI em 1979, Steve Harris trabalhou como desenhista tĂ©cnico de arquitetura em East End, Londres, atĂ© ele ter sido demitido. TambĂ©m Ă© produtor e coprodutor de alguns álbuns ,diretor e editor de vĂdeos ao vivo e tecladista no estĂşdio.
Biografia
Steve trabalhava como desenhista arquitetĂ´nico em Londres, mas desistiu do trabalho quando fundou o Iron Maiden. Cogitou ser futebolista antes de virar mĂşsico – durante a dĂ©cada de 1970 chegou a jogar nas categorias de base do West Ham United, o time pelo qual torce.
Como baixista autodidata, o primeiro baixo de Steve foi uma cópia de um Fender Precision, que lhe custou 40 libras, aos 17 anos de idade. Hoje ele usa seu próprio Fender Precision Bass personalizado. Steve Harris foi influenciado por baixistas como John Paul Jones da famosa banda Led Zeppelin, Chris Squire do Yes, Mike Rutherford do Genesis, Andy Fraser do Free, Martin Turner do Wishbone Ash, Geddy Lee do Rush, Geezer Butler do Black Sabbath e John Entwistle do The Who. Um de seus baixistas favoritos é Pete Way do UFO, que também influenciou seu estilo e performance de palco.2
A primeira banda de Harris foi a banda “Influence”, que foi mais tarde renomeada para Gypsy’s Kiss. PorĂ©m, depois de sete apresentações, o grupo acabou e Harris decidiu se juntar a uma banda da regiĂŁo leste de Londres chamada Smiler. Nesta banda estavam o baterista Doug Sampson, o vocalista Dennis Wilcock e os guitarristas Mick e Tony Clee. Mick e Tony, oito anos mais velhos que Steve, eram os lĂderes da banda. Para Steve, foi experiĂŞncia interessante, mas relativamente bem curta. A banda chegou a fazer uma versĂŁo de Innocent Exile, mas recusaram-se a tocar a primeira composição de Harris (“Burning Ambition”), com a justificativa de que ela mudava muitas vezes a fĂłrmula de compasso (mudanças de andamento).
Frustrado, Harris saiu da Smiler e resolveu buscar novos músicos para uma banda nova, o Iron Maiden. O nome foi retirado do filme O Homem da Máscara de Ferro, baseado na obra de Alexandre Dumas.
Harris foi casado duas vezes e tem 6 filhos. Sua filha Lauren Harris é cantora, chegando a abrir shows do Iron Maiden, e seu filho George toca guitarra na banda Burn In Reason. Harris é também proprietário do Eddie`s Bar em Santa Bárbara de Nexe, Algarve, Portugal, onde também tem uma casa.
Recentemente anunciou o lançamento de seu primeiro álbum solo intitulado British Lion.
Estilo
Harris Ă© o principal compositor da banda, e em alguns álbuns participa de todas as canções.6 TambĂ©m costuma ser o co-produtor dos discos e participar da mixagem, e chegou a dirigir alguns videoclipes e vĂdeos de apresentações.
O baixo de Steve Harris Ă© marcado pela “galopada” – uma nota seguida por duas outras tocadas em rápida sucessĂŁo. Harris nĂŁo usa palhetas, e costuma passar giz nos dedos antes de tocar. AlĂ©m do baixo, Harris faz backing vocals e toca teclado no estĂşdio (nos shows, o mĂşsico Michael Kenney cumpre essa função).
Discografia
1980 – Iron Maiden
1981 – Killers
1982 – The Number of the Beast
1983 – Piece of Mind
1984 – Powerslave
1986 – Somewhere in Time
1988 – Seventh Son of a Seventh Son
1990 – No Prayer for the Dying
1992 – Fear of the Dark
1995 – The X Factor
1998 – Virtual XI
2000 – Brave New World
2003 – Dance of Death
2006 – A Matter of Life and Death
2010 – The Final Frontier
2012 – British Lion (álbum solo)