1. O que é um Metrónomo e para que serve
2. Tipos de andamento
3. Como se usa
1. O que é um Metrónomo? Para que serve?
Um metrónomo é um instrumento que serve para medir o tempo/andamento de uma peça musical. Imagine a seguinte situação: Está a assistir a uma atuação de uma banda filarmónica e que cada músico toca como quer, qual é o resultado? Uma autêntica confusão, ninguém percebia nada do trecho musical e certamente uma enxurrada de nomes menos simpáticos aos músicos. O metrónomo serve para resolver a situação anterior, ou seja, permite que os músicos sigam um certo andamento, certas “regras†fazendo com que a música seja perceptÃvel.
2. Tipos de andamento
Como sabemos existem músicas lentas (como se costuma dizer “músicas para deixar dormirâ€), músicas “normais†e outras tantas rápidas. Para determinarmos o tipo de andamento, o metrónomo usa uma escala designada de bpm (Beats Per Minute – em português, Batidas por Minuto). Consoante o bpm assim temos a designação do tempo. Abaixo deixo uma tabela com os diversos tipos de andamento bem como a sua designação.
3. Como se usa
Este “aparelho†é fácil de se utilizar. Ao praticar um exercÃcio novo, coloque-o num andamento lento, ou seja, toque 1 nota por batida. Aumente depois e toque 2 notas por batida. Quando executar o exercÃcio completo e sem falhas, aumente um pouco o andamento e repita o exercÃcio e assim sucessivamente. Não queira tocar rápido e bem sem praticar, pois nunca dá bom resultado. Com a ajuda disto, vai ver que aquele exercÃcio complicadÃssimo ao inicio até é bastante fácil e acessÃvel.