A comunidade de baixistas em português.

Kiss: 15 bandas que abriram shows deles e se tornaram famosos

Já são quarenta e um anos de carreira e trinta e uma turnês acumuladas pelo KISS. Durante esse período, Paul Stanley e Gene Simmons, os lideres da auto-intitulada banda mais quente do mundo, sempre se gabaram de poder escolher os grupos que fariam a abertura de seus concertos. Além de toda pirotecnia, performances infernais, baixista que cospe fogo e vomita sangue, guitarra que atira, bateria que levita e vocalista que voa, uma boa banda de abertura é fundamental para um show memorável. Quinze desses grupos que deram o ar de sua graça, abrilhantando shows do KISS viriam a ganhar o mundo e conhecer fama e fortuna. Acompanhe quem são eles, em uma matéria do site VH1 que o próprio Paul Stanley compartilhou em seu perfil no facebook.

01. RUSH (1975)

O KISS lançara seu disco “Dressed To Kill” e iniciava a tour que geraria o clássica “Alive!”. Os canadenses haviam incluído o baterista Neil Peart também como letrista e lançariam nesse mesmo ano dois de seus discos mais clássicos: “Fly By Night” e “Caress of Steel”. Se quando começaram a tocar a juntos a platéia era de 3 a 5mil pessoas, dezesseis shows depois, os grupos começaram a lotar arenas.

02. BLUE ÖYSTER CULT (1976)

31 de dezembro de 1973, data em que não somente Gene Simmons colocou fogo no próprio cabelo da primeira vez, como também o KISS estreou ao vivo… abrindo para o BLUE ÖYSTER CULT. Pouco mais de dois anos depois, o KISS fazia a turnê do disco “Destroyer” e chamou os colegas nova-iorquinos para fazerem a abertura de seus shows. Logo, o B.Ö.C. lançou o disco “Agents of Fortune”, que continha seu maior clássico “Don’t Fear the Reaper”.

03. SCORPIONS (1976)

Ainda em 1976, a segunda parte da turnê do “Destroyer” teve como abertura o grupo alemão SCORPIONS. Nesta época eles já gozavam de grande prestigio e desfrutavam os bons louros do LP “Virgin Killer”, porém ainda nada perto da fama que alcançariam na próxima década.

04. TED NUGENT (1976-77)

Se Gene Simmons é linguarudo em sentido real, quem seria mais falastrão que o Rocker de Detroit? Além dessa coincidência ambos cantores são conhecidos por não beber ou usar drogas. Durante a tour do disco “Rock’n’Roll Over”, NUGENT fez a abertura, que coincidiu com seu mega-hit “Cat Scrath Fever”.

05. SAMMY HAGAR (1977)

Saindo do seminal grupo de Hard Rock MONTROSE, o Red Rocker queria estar próximo de bandas pesadas em sua recém-inaugurada carreira solo. Ainda que as gravadores pedissem sons mais pops SAMMY HAGAR tocou pesado durante o tour do LP “Love Gun”. Anos mais tarde começou a ganhar reconhecimento como artista solo, culminando no disco “VOA”, antes de ingressar no VAN HALEN e ser o talento conhecido e admirado mundialmente.

06. AC/DC (1977-78)

Após a fabulosa trinca de discos “High Voltage”, “Dirty Deeds Done Dirt Cheap” e “Let There Be Rock”, os rockers australianos embarcaram com o KISS durante a tour do LP “Alive II”. Como resultado, voltaram para casa, e com a produção de Mutt Lange, soltaram um de seus mais icônicos discos “Highway to Hell”. Infelizmente, esse foi o último disco de estúdio com o vocalista Bon Scott, que faleceria logo depois.

07. JUDAS PRIEST (1979)

1979 foi o ano de formação do movimento chamado New Wave of British Heavy Metal. Um dos baluartes dessa nova geração era a já clássica banda JUDAS PRIEST, que embarcou com o KISS na tour do disco “Dynasty”. Um ano depois saia “British Steel”, não o disco mais aclamado dos ingleses como simbolo máximo da N.W.O.B.H.M.

08. IRON MAIDEN (1980)

Europa, Austrália e Nova Zelândia puderam conferir esta fabulosa união do KISS com o IRON MAIDEN que se tornaria a mais bem sucedida banda do Heavy Metal mundial. Enquanto a Donzela de Ferro ia de vento em pompa, o KISS perdia o baterista Peter Criss e Ace Frehley participava cada vez menos.

09. MÖTLEY CRÜE (1983)

Sem fazer turnê para o disco “(Music from) the Elder” e após voltar com peso total no álbum “Creatures Of The Night”, foi na promoção do play “Lick it Up” que o KISS entrou mesmo nos anos oitenta. Como abertura, o maior representante do Dark Glam naquele momento, e que logo soltaria seu clássico “Shout At The Devil”, o MÖTLEY CRÜE.

10. BON JOVI (1984)

Em sua época aurea do primeiro disco, quando não tinha vergonha da cabeleira, calça apertada e estampa de zebra, o grupo de New Jersey BON JOVI abriu a tour do disco “Animalize” do KISS. Nessa época os ex-mascarados aumentaram sua fama com “Heavens of Fire”, enquanto o fã (e conterrâneo) de BRUCE SPRINGSTEEN construía uma carreira sólida e que se mantém no topo até hoje.

11. ANTHRAX (1987-88)

Se OZZY OSBOURNE gaba-se de ter chamado o METALLICA para abrir seus shows em 1986, o KISS tem o orgulho de ter contado com o apoio do ANTHRAX durante a divulgação do disco “Crazy Nights”. Ainda que underground no período, não obstante o sucesso do álbum “Among the Living”, o grupo de Thrash Metal conheceria sua maior fama com o LP “Time” que sairia em 1990.

12. GUNS ‘N’ ROSES (1987-88)

Considerado a última grande revolução do Rock, o grupo do (assim chamado) último Guitar Hero da década de 1980, o GUNS’N’ROSES estreou muito bem no mercado fonográfico com o disco “Appetite for Destruction”. Após abrir para o KISS na parte final da já referida turnê do disco “Crazy Nights”, o quinteto só faria aumentar sua reputação e fincaria sua marca indelével no rock’n’roll.

13. ALICE IN CHAINS (1996)

O NIVARNA se dizia fã de KISS. Eddie Vedder do PEARL JAM também. Então, por que mão chamar um grupo grunge para abrir os shows da volta da formação original (e mascarada) do KISS? Já tendo lançado seus clássicos cd’s “Dirt” e “Jar of Flies”, mais popularidade ganharia o ALICE IN CHAINS com essa associação.

14. RAGE AGANIST THE MACHINE (1997)

Uma banda que fala de política de crítica social, o RAGE AGANIST THE MACHINE poderia ser dar bem com o KISS, a banda focada nas festas, diversões e vendagem de produtos? Pois foi o que aconteceu na segunda parta da tour “Alive/Worldwide”, que marcou a volta do quarteto à formação original e mascarada. Quanto ao RAGE AGANIST THE MACHINE sairia desse associação para lançar seu clássica “Battle of Los Angeles”, de 1999.

15. RAMMSTEIN (1999)

[to_like]Eram os show de divulgação do disco “Pyscho Circus”, o primeiro disco de estúdio da reunificada e (re)mascarada formação do KISS. O que não se sabia até então é que seria a última turnê dos quatro membro originais juntos. A abertura foi por conta do grupo alemão de Metal Industrial RAMMSTEIN, virtualmente desconhecidos do grande público então, que praticavam sadismo e outras encenações pesadas no palco. Essa tour inclusive passou pelo Brasil nesse mesmo ano.[/to_like]

Por favor siga-nos e divulgue nas redes sociais:
Exit mobile version