Sentindo que precisavam de uma demo tape para divulgar seu trabalho, os então integrantes do Iron Maiden (Steve Harris, Dave Murray, Doug Sampson e Paul DiAnno) juntaram 200 libras e se dirigiram ao Spacewood Studios em Cambridge, na antevéspera do ano novo de 1979, onde gravaram quatro músicas: “Prowler”, “Invasion”, “Strange World” e “Iron Maiden”. Porém, o dinheiro era insuficiente para pagar a fita master, e a única coisa que conseguiram foram cópias em fitas cassete sem nenhuma edição nem mixagem. Entretanto, uma destas cópias foi parar na mão de Neal Kay, proprietário do Bandwagen Soundhouse, pub do Kingsburry Circle, na parte noroeste de Londres. Quando este resolveu tocar a fita numa noite, o público veio abaixo, e logo o Iron foi convidado para se apresentar ao vivo no local, que até então não aceitava bandas desconhecidas! Em outubro de 1979 a banda faz um “showcase” (show de demonstração para chamar a atenção das gravadoras), porém, como nenhuma se interessara, em novembro resolvem lançar um selo próprio, chamado “Rock Hard Records”, e transformam a fita demo num disco independente. Os caras pegam as fitinhas K7 que tinham (já que o Spaceward Studios tinha apagado as fitas master) e copiam três músicas para o EPzinho (“Prowler” de um lado e “Iron Maiden” e “Invasion” do outro), intitulando-o “The Soundhouse Tapes” em homenagem ao pub.
[to_like]Foram prensadas apenas cinco mil cópias do disco, vendidas quase que imediatamente nos shows e via correio. Aí então a EMI se interessa, e a banda assina com a superpoderosa gravadora em 28 de dezembro, quase um mês após o lançamento do EP, que como nunca mais foi reeditado, é hoje em dia o ítem mais cobiçado (e pirateado) da banda.[/to_like]