Cinco turcos fĂŁs de heavy metal foram presos em Istambul na semana passada quando eles fizeram saudações dos “chifrinhos do demĂ´nio” para pessoas que partipavam de uma parada.
O jornal Irish Times contou a histĂłria completa:
“As janelas escuras de um dos carros se abriu e um cara com Ăłculos escuros falou alto: ‘O que diabos vocĂŞs estĂŁo fazendo?'”, disse Yusuf Sengul, que estava indo para o primeiro dia de um festival de metal com seus amigos. Cinco minutos depois, o homem de preto voltou com a polĂcia, jogou Sengul e quatro outros dentro dos carros e os levou atĂ© a delegacia.
“Eles disseram que estavam agindo por ordens do primeiro ministro”, relembra Sengul. “NĂłs estávamos rindo, pensamos que era uma piada”.
Mas nĂŁo era. Acusados de “desrespeito a um alto funcionário”, os cinco jovens passaram o resto do dia e a noite sendo levados de uma delegacia de polĂcia para a outra.
Todos os cinco foram soltos sem nenhuma pena depois de 21 horas em custĂłdia, mas nĂŁo antes de serem algemados, terem suas impressões digitais recolhidas, sofrido um interrogatĂłrio repetitivo e – bizarramente – forçados pela polĂcia a escutar um coquetel de mĂşsica clássica turca e pop.
“Eu infelizmente vi a situação de alguns dos nossos jovens, e isso foi deprimente”, disse o primeiro ministro Tayyip Erdogan aos repĂłrteres no dia seguinte, antes das notĂcias da prisĂŁo terem aparecido na mĂdia. Esta interminável erosĂŁo moral descontrolada está realmente preocupante. NĂłs temos que defender nossa estrutura familiar”.