Ganho e Volume (mais precisamente Nível de Pressão Sonora) são duas coisas diferentes. Funciona assim:
O movimento das cordas (ao serem tocadas) gera corrente electrica (o pickup é uma bobine eléctromagnética simples). Vamos supor que essa corrente atinge 1 Volt. Do pickup segue para o pré-amplificador que multiplica essa corrente eléctrica, digamos, 5x com o knob (input) a meio gás. Temos então, agora, uma voltagem de 5 Volts.
Segue o sinal para o amplificador de potência que volta a multiplicar o sinal, digamos, outras 5x com o knob (master) a meio gás. A voltagem é agora de 25 Volts. Vamos aceitar que o amplificador trabalha a 8 ohms. 25V a 8 Ohms = (25×25)/8 = 78 Watts
Agora, vamos supor que a potência máxima do amp é de 100W. Isto significa que a voltagem máxima de saída é de 28V. Vamos colocar o ganho de entrada no máximo, supondo que isso multiplica o sinal 10x. Vamos aumentar também o master ao máximo, acreditando que isso multiplica outras 10x o sinal. Isto significa que o amplificador teria um ganho máximo de 100x, então ao injectar um sinal com 1 Volt o amp debitaria 100 Volts – MAS ISSO NÃO ACONTECE porque a voltagem máxima de saída é de 28V.
Ou seja, ao querer aumentar o volume á custa do ganho apenas se consegue saturar o sinal e distorcer o som… Mesmo com boosters, pré-amps, etc. não é possível tirar mais de 28V do amplificador.
Se um amplificador não “toca alto” o suficiente, não importa a quantidade de pedais, pickups, pré-amps que se ligue, isso não o vai fazer soar mais alto.
A única forma de fazer um amp ter mais som é ligá-lo a uma coluna com maior sensibilidade, ou simplesmente mais colunas!
Quanto maior for a sensibilidade da coluna (valor dB SPL), maior a pressão sonora que se consegue para a mesma voltagem de sinal.
Então, se ligarmos o amplificador de exemplo a uma coluna de grande sensibilidade (Dynacord com 137 dB SPL por exemplo) vamos conseguir mais som (aparte da qualidade) do que com uma coluna com pouca sensibilidade (JB Systems 96 dB SPL como mau exemplo ).