O produtor STEVE THOMPSON tem um currĂculo longo, variado e portentoso por demais, tendo trabalhado em tantos discos clássicos que vocĂŞ juraria que ele está inventando. Mas ele nĂŁo está.
Natural de Nova Iorque, ele produziu ou mixou coisas do patamar de “Appetite For Destruction” do GUNS N’ ROSES, “…And Justice For All” do METALLICA, “Follow The Leader” do KORN, “A-Sides” do SOUNDGARDEN, além de vários trabalhos de WHITNEY HOUSTON, ARETHA FRANKLIN, MADONNA e até YOKO ONO.
Numa entrevista cedida há poucos dias para o site ULTIMATE GUITAR, na qual, entre diversos temas abordados, discorreu sobre um dos tĂłpicos favoritos e mais mĂsticos entre os roquistas da camisa preta fubenta: o que teria acontecido com o som do baixo de JASON NEWSTED na mixagem de “…And Justice For All”?
Leia abaixo a versĂŁo de Thompson para a lenda:
Lars nĂŁo estava satisfeito?
Tivemos que subir o som da bateria de acordo com a preferência dele. Eu não era muito fã daquilo. Daà ele veio, “Tá vendo o baixo?” e eu disse, “Sim, que belo fraseado, cara, ele matou a pau”. Ele respondeu, “Eu quero que você diminua o volume do baixo até onde você mal possa, audivelmente, percebê-lo na mixagem”. Eu mandei, “Você está de sacanagem, certo?”
E ele nĂŁo estava satisfeito?
Ele disse, “NĂŁo, abaixa.” Eu diminuĂ atĂ© aquele nĂvel e ele diz, “Agora abaixa mais 5 db”. Eu me virei e olhei para o Hetfield e disse, “Ele tá falando sĂ©rio?”. Fiquei boquiaberto.
E o que vocĂŞ fez?
Eu liguei pro meu empresário naquela noite e eu acho que falei com Cliff Burstein e Peter Mensch [empresários do Metallica] e disse, “Eu adoro esses caras, eu acho que eles sĂŁo incrĂveis e que criaram um gĂŞnero prĂłprio, mas eu nĂŁo gosto da direção pra qual Lars está me empurrando. Meu nome vai aparecer nisso, entĂŁo por que Ă© que vocĂŞ nĂŁo acha outra pessoa?” Meu empresário nĂŁo queria se meter com aquilo, tampouco queriam Burnstein ou Mensch.
Mas vocĂŞ estava pronto para pular fora de uma mixagem para o Metallica?
Eles me convenceram a apoiá-los e meu Ăşnico arrependimento Ă© que nĂŁo tivemos tempo suficiente para pelo menos mixar o disco do jeito que o ouvĂamos. Eu queria pegar “Master of Puppets” e reproduzir aquilo ainda mais alto. Esse era o direcionamento sĂ´nico que eu tinha para “… And Justice For All”. Os elementos estavam todos ali, mas eu acho que eles estavam procurando por um som mais de garagem, sem baixo. E o baixo estava demais! Estava perfeito. Eu me lembro de quando o Metallica entrou para o Hall Of Fame, eles pagaram nossas passagens de aviĂŁo, e eu estou lá, sentado com Lars.
VocĂŞ conversou com ele?
[to_like]
Ele disse, “Hey, o que aconteceu com baixo em “…Justice”? Ele me perguntou isso mesmo. Eu queria mandar a mão na cara dele ali mesmo. Foi uma merda porque sou eu que fico passando vergonha pela falta de baixo.
[/to_like]