É importante saber como as coisas vão soar antes de investir dinheiro nelas, até porque a maior parte das vezes nem sequer é pouco dinheiro e não há nada pior que o: “chegar a casa e afinal, o que soava tão bem na loja soa tão mal aqui…” então é importantissimo experimentar (mesmo) o que se vai comprar.
Vais comprar um amplificador?
– Leva o teu baixo. se vais experimentar o amp com outro baixo o som que vais ouvir não é o que vais ter depois. Se o teu baixo é fraquinho e pensas comprar um melhor futuramente, leva-o na mesma, experimenta com ele e no fim pede para experimentar com o melhor baixo que houver na loja. Assim vais ouvir o que o amp vai fazer e o que pode fazer
– Se usas efeitos “permanentes” (muitos usam o compressor sempre ligado ou o overdrive, etc) leva também. o motivo é o mesmo…
– Experimenta o amp com um volume suportável para a loja onde estás! (assim o lojista não vai ter pressa em ver-te pelas costas ) e lembra-te de que não vais para a loja dar um concerto! O que importa não é tocar a música x ou y no meio da loja de fio a pavio, uma frase simples chega. Dás umas notas, “brinca” com todos os botões e possibilidades do amp (isso sim interessa) tem em atenção que o amp que procuras tem o som muito próximo do que queres todo flat. Quando achares que “é mesmo isto”, pede se podes dar 2 ou 3 notas no volume a que vais usar o amp (depois de teres sido um tipo tão porreiro e nada chato, provavelmente dizem-te: “na boa, dá aà umas malhas..”). Se continuar a ser mesmo isso, provavelmente é mesmo!
Vais comprar um baixo?
– Leva o teu amplificador isto pode ser muito mais fácil de escrever do que de fazer, eu sei… mas é o ideal. Tenta conhecer alguém que tenha um igual ao que queres e que te deixe experimentar, entra pela loja dentro com o gear todo num carrinho de mão, improvisa…
– Não dá para levar/não tens amp. Se é um baixo e não um amp que vais comprar, pede para usar um amp bom (ou o mais parecido ao teu que houver) e põe tudo flat desliga e.q., compressores, Cutters e boosters, etc. queres ouvir o som do baixo da forma mais neutra possivel (é que há amps que conseguem fazer um mau baixo soar muito razoavelmente com a “traquitanada” toda ligada)
– Se gostares mesmo do som, pede para experimentar noutro amp diferente, tudo flat novamente e certifica-te que continuas a gostar… se sim, é mesmo esse!
Vais comprar um pedal/processador/pedaleira?
– Adivinha? Leva a tralha toda!
– Leva pelo menos o baixo…
– Não te percas em desbundas, aproveita o tempo que te oferecem para estares ali a fazer barulho para experimentares todas as potencialidades do aparelho.
– Sê realista, não te iludas com presets muito engraçados que as pedaleiras trazem, mas que na realidade nunca irás usar. Procura o que precisas efectivamente.
– Os multiefeitos (processadores/pedaleiras) são uma forma acessivel (ás vezes) e prática de se ter vários efeitos, mas se não precisares da maior parte, talvez um pedal especÃfico do efeito que precisas te preste um melhor serviço.