John Alec Entwistle (9 de outubro de 1944 – 27 de junho de 2002) foi um baixista, compositor, cantor e trompetista britĂąnico, mais conhecido por seu trabalho no baixo com a banda de rock The Who.
Sua sonoridade agressiva no instrumento influenciou vĂĄrias geraçÔes de baixistas, levando-o a ser definido como “o maior baixista da histĂłria do rock” por publicaçÔes como Greenwich Time e The Ledger.
A pegada base de seu instrumento era alcançada atravĂ©s da utilização de linhas pentatĂŽnicas e um som agudo pouco comum, alcançado atravĂ©s da utilização de cordas de aço RotoSound. Entwistle possuĂa uma coleção de mais de 200 instrumentos, refletindo as diferentes marcas que utilizou durante sua carreira: baixos Fender e Rickenbacker nos anos 60, Gibson e Alembic nos anos 70, Warwick nos anos 80 e baixos Status de fibra de carbono nos anos 90.
Biografia
TĂ©cnica e primĂłrdios
Entwistle nasceu em Chiswick, subĂșrbio de Londres. No começo dos anos 60 ele passou a se apresentar em vĂĄrios grupos de jazz e dixieland com seu colega de escola Pete Townshend, posteriormente entrando para a banda The Detours, de Roger Daltrey. Estava formado o nĂșcleo do que seria mais tarde o The Who.
O grupo começara com Daltrey e Townshend dividindo os acordes de guitarra, atĂ© que Roger desistiu do instrumento. A mudança para uma Ășnica guitarra foi essencial para Entwistle (apelidado de “The Ox”), que passou a tocar acordes extremamente altos e intrincados para compensar a falta de uma guitarra rĂtmica – o resultado foi, dos primeiros singles do Who atĂ© o seu Ășltimo sucesso, a transformação do trabalho do baixo de Entwistle em um dos mais complexos e audĂveis do rock. Mais do que isso, ele tendia a aparecer justamente por nĂŁo aparecer.
AlĂ©m de seu trabalho no baixo, Entwistle revelou um talento peculiar como compositor. Suas cançÔes demonstravam um senso de humor sombrio, incompatĂvel com o trabalho mais introspectivo de Townshend. Embora contribuĂsse numa proporção de 2 mĂșsicas por ĂĄlbum, a frustração de ter seu material relegado pelo The Who levou-o a lançar Smash Your Head Against The Wall em 1971, sendo o primeiro integrante da banda a gravar um disco solo.
Entwistle desenvolveu o que ele chamava de estilo ‘”datilĂłgrafo” de tocar baixo. Consistia em posicionar a mĂŁo direita sobre as cordas para que os quatro dedos pudessem ser usados para bater percussivamente nas mesmas, fazendo com que elas atingissem o braço com um distinto som agudo. Isso dĂĄ ao mĂșsico a habilidade de tocar trĂȘs ou quatro cordas de uma sĂł vez, ou de usar diversos dedos em uma sĂł corda, alĂ©m de permitir a criação de passagens bastante percussivas e melĂłdicas. Ele usava esta tĂ©cnica para imitar os preenchimentos usados pelos bateristas, Ă s vezes antes mesmo que os bateristas tivessem a oportunidade de fazĂȘ-los.
HistĂłrico dos baixos de Entwistle
1960 Fender Precision Bass caseiro construĂdo nos moldes de um Höfner Violin Bass
1963 Fender Precision Bass
1964
–
1966 Danelectro Longhorn Bass
Epiphone Rivoli (semi-acĂșstico)
Fender Bass VI
Fender Jazz Bass
Fender Precision Bass
Gibson EB-2 (semi-acĂșstico)
Gretsch 6070 Hollow Body Bass
Mosrite Ventures Bass
Rickenbacker 4001S Bass
1967
–
1971 “Axe” Jazz Bass Customizado
“Spider” Bass Customizado
Fender Bass VI
Fender Precision Bass
Rickenbacker 4005
Vox Cougar Sidewinder IV V272
1971
–
1974 “Axe” Jazz Bass Customizado
Fenderbird Bass
Gibson Thunderbird IV Bass
1974
–
1985 Alembic Series I Bass
Alembic Explorer Bass
Peter Cook âLightning Boltâ Bass
Fender âExplorer-Birdâ
Rickenbacker 4001 prototype Bass de 8 cordas
1986
–
2002 Modulus Buzzard Graphite Bass
Status Graphite Series 1 & 2
Warwick Buzzard
John identificava suas influĂȘncias como uma combinação de seu treinamento formal ao trompete, trompa e piano, o que dava a seus dedos uma força e flexibilidade Ămpares. Juntamente com os guitarristas de rock Duane Eddy e Gene Vincent, e baixistas de soul e R&B como James Jamerson, ele Ă© considerado um pioneiro nas tĂ©cnicas de baixo. Entwistle foi a influĂȘncia primordial de geraçÔes de baixistas e continua a aparecer em enquentes sobre os “melhores baixistas” em revistas musicais. Em 2000, a revista Guitar nomeou John Entwistle o “Baixista do MilĂȘnio” numa enquente entre seus leitores.
Fim de carreira
PrĂłximo ao fim de sua carreira ele formou a The John Entwistle Band com seu amigo de longa data e baterista Steve Luongo e o guitarrista e vocalista Godfrey Townsend. Em 1996 ele deu inĂcio Ă turnĂȘ “Left for Dead”, emplacando no mesmo ano a turnĂȘ de Quadrophenia com o The Who. No final de 1998, John retomou sua banda solo e embarcou na “Left for Dead – the Sequel”, apĂłs o qual foi lançado um ĂĄlbum com os melhores momentos da turnĂȘ, chamado Left for Live.
Em 1999 e 2000 John voltou ao The Who, tocando em shows de caridade e em mais uma turnĂȘ.
Em 2001, participou do show organizado por Alan Parson em tributo aos Beatles, “A Walk Down Abbey Road”. AlĂ©m de John e Alan, o show contou com Ann Wilson, Todd Rundgren, David Pack, Godfrey Townsend, Steve Luongo e John Beck.
Durante janeiro e fevereiro de 2002, John fez suas Ășltimas apresentaçÔes com o The Who na Inglaterra, a Ășltima delas em 8 de fevereiro no Royal Albert Hall em Londres.
Morte
John Entwistle morreu em Las Vegas no dia 27 de junho de 2002, um dia antes do inĂcio de mais uma turnĂȘ norte-americana do The Who.
O laudo do legista determinou que sua morte foi devido a um ataque cardĂaco provocado por uma quantidade nĂŁo determinada de cocaĂna. Embora a quantidade em seu sangue fosse mĂnima, a droga fez com que suas artĂ©rias coronĂĄrias – jĂĄ prejudicadas por um problema cardĂaco nĂŁo tratado – se contraĂssem, o que levou ao ataque cardĂaco fatal. Entwistle, assim como Townshend, lutou contra o vĂcio de ĂĄlcool e drogas durante a maior parte de sua vida adulta.
A gigantesca coleção de guitarras e baixos de Entwistle foi a leilĂŁo no Sotheby’s em Londres por iniciativa de seu filho Christopher, para o pagamento de dĂvidas e impostos. No leilĂŁo, Christopher chegou a dizer que seu pai odiaria ver tantos estranhos colocando as mĂŁos em seus pertences. Sua enorme mansĂŁo em Stow-On-The-Wold em Costwolds, alĂ©m de inĂșmeros objetos pessoais, tambĂ©m foram vendidos para arcar com as cobranças do Imposto de Renda. Ironicamente, John chegou a ser funcionĂĄrio do IR, sĂł deixando o emprego quando o The Who começou a fazer sucesso.
O funeral de John foi realizado na Igreja de Saint Edward em Stow-On-The-Wold, Gloucester, Inglaterra, no dia 10 de julho. Ele foi cremado e suas cinzas espalhadas em local privado. Um serviço memorial foi organizado em 24 de outubro em St. Martin-in-the-Fields, Trafalgar Square, Londres.
Discografia
Smash Your Head Against the Wall (1971)
Whistle Rymes (1972)
Rigor Mortis Sets In (1973)
Mad Dog (1975)
Too Late The Hero (1981)
The Rock (1996)
King Biscuit Flower Hour Presents In Concert (1996) (ao vivo)
Left For Live (1999) (ao vivo)
Music From Van Pires (2000)
So Who’s the Bass Player? The Ox Anthology (2005) (coletĂąnea)