Metallica: Black Album garante aposentadoria de Jason Newsted
Em 2014, o Metallica atingiu a marca de 16 milhões de cĂłpias vendidas de seu disco auto-intitulado de 1991, conhecido como “Black Album”, o álbum mais vendido pela banda em toda sua histĂłria. Naquela Ă©poca, as vendas estavam na casa de 2 mil exemplares por semana, o que nos levava a imaginar: quem diabos ainda nĂŁo comprou este disco?
E nĂŁo Ă© que agora em 2016 os nĂşmeros estĂŁo ainda maiores? Nesta semana o trabalho, que completou 25 anos, ultrapassou as vendas de discos de bandas como Five Finger Death Punch, Ghost, Slipknot e Iron Maiden. Vejamos abaixo os nĂşmeros:
– Nesta semana: 5.700
– Semana passada: 5.400
– Há duas semanas: 5.000
– Há trĂŞs semanas: 4,900
Parece que as vendas estão ainda aumentando, mas qual poderia ser o motivo? A publicidade que eles obtiveram ao fazer o show antes do Super Bowl pode ter ajudado, mas talvez os grandes responsáveis seja o streaming e os downloads digitais.
Em dezembro de 2014, a Billboard mudou sua metodologia de aferição das vendas, passando a incluir nĂŁo apenas a cĂłpia fĂsica mas tambĂ©m os streams e o download individual – inclusive de mĂşsicas isoladas. Dez mĂşsicas vendidas ou 1.500 streams sĂŁo o equivalente a um álbum vendido. EntĂŁo, se muitas pessoas ouvirem o “Black Album” no Spotify, isto conta como uma venda.
Moral da história: com a banda sendo detentora das suas masters e um álbum de 25 anos atrás ainda vendendo que nem água, podemos dizer que Jason Newsted nunca precisará trabalhar novamente.